1. Sempre dê partidas curtas, entre 3 e 6 segundos.
2. Nunca deixar as luzes dos faróis acesos, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
3. Caso não tenha necessidade de usar o veículo por mais de 15 dias é aconselhável que desconecte o cabo negativo, pois depois deste período a bateria perde a carga.
4. Quando for instalar um equipamento que não seja original, sempre procure um profissional qualificado da sua confiança.
5. Uma manutenção preventiva sempre garante o bom funcionamento da parte elétrica do seu veículo.
6. Nunca feche o curto-circuito entre os pólos da Bateria automotiva, isso prejudica todo o sistema da sua bateria e poderá danificar o sistema eletrônico do seu veículo.
7. Não é aconselhado que uma bateria que está com marcas de impactos, mal fixada ou até mesmo sem sua tampa de proteção permaneça no veículo, nestes casos é recomendado a substituição.
8. Verifique sempre se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga, como: caixa estufada nível de eletrólito baixo, etiquetas escurecidas ou com peso diferente do seu normal. Baterias com estas características devem ser substituídas o mais rápido possível.
9. Quando o seu veículo estiver com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas, nesses casos a bateria pode apresentar defeito.
10. Um bom profissional ou você mesmo pode fazer a substituição da bateria, para isso é preciso fazer a remoção da corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes.